É hoje: evento vai debater a Vida das Mulheres, sem violência e por igualdade de direitos

1071

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Cultura, Secretaria da Igualdade e Diversidade, com o apoio do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, está organizando uma programação especial pelo dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – para refletir nossas lutas e celebrar nossas conquistas.

Pela Vida das Mulheres, sem violência e por igualdade de direitos

Hoje, dia 14/3, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), a partir das 17h, bancários, bancárias e movimento social em geral estão convidados a participar do debate “Pela vida das mulheres, sem violência e por igualdade de direitos”, com a exibição do filme O Lugar da Esperança e tendo como debatedoras a Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva e as psicólogas clínicas e mestrandas em Psicologia pela Unifor, Letícia Ferreira Venâncio e Maria do Carmo Costa Borba. Os participantes serão recepcionados pela apresentação da cantora Francy Castro e, em seguida, o coral Encanto das Ruas abrirá o evento.

O filme O Lugar da Esperança mostra a história de Sandra (Clare Dunne), uma jovem mãe solteira que conseguiu fugir de um relacionamento abusivo. O filme aborda vários tipos de violência sofridas pelas mulheres em suas lutas de sobrevivência. O objetivo do evento é a conscientização da luta pela não violência contra as mulheres.

“Este é um tema muito importante a ser debatido e cobrado por todas as mulheres. A violência contra as mulheres tem aumentado cada vez mais e precisa ser enfrentada e cobrada dos Estados, pois a violência é um problema de saúde pública, educação e segurança pública, uma vez que também é importante coibir e punir todas as formas de violência”, afirma a secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato, Francileuda Pinheiro.

Lembramos que neste sábado, 9/3, tivemos o início das aulas da nossa oficina de bordado – bordando o patrimônio histórico de Fortaleza. Todas as 30 vagas ofertadas foram preenchidas. Os encontros acontecem dois sábados por mês até o dia 18/5, na sede do Sindicato, das 8h30 às 11h30. As aulas serão ministradas pela professora Ana Cristina Guimarães, que ensina o bordar como uma forma de terapia e relaxamento.

Escute também nosso podcast sobre o Dia Internacional da Mulher. O episódio reúne a diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Francileuda Pinheiro; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto; e Eliane Almeida, assessora da secretária estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-CE e integrante da coordenação da Casa de Cultura e Defesa da Mulher Brasileira Chiquinha Gonzaga – e tem como mote refletir sobre a como combater a extrema violência existente contra a mulher, e seus tipos mais evidentes, como a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here