Outros Toques

203

Outros Toques

Bolsonaro suspende exames

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, suspendeu os exames de genotipagem no SUS para pessoas que vivem com HIV, aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais. A interrupção dos exames, conforme o documento do Ministério, ocorreu devido ao término do contrato para a prestação dos serviços, no qual não foi renovado a tempo. A realização dos exames de genotipagem eram realizados na rede pública por uma empresa, a Centro de Genomas, desde 2015. No entanto, o contrato venceu em novembro deste ano e não foi renovado. Esses exames são de extrema importância para determinar a combinação de medicamentos que será administrada aos pacientes.

Autorização de vacinas

No mesmo dia em que o Reino Unido iniciou a vacinação em massa da população contra o novo coronavírus, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou em reunião virtual com governadores que a Anvisa deve demorar 60 dias para aprovar o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 no país. Apesar das diversas vacinas que estão sendo testadas, o ministro falou especificamente da AstraZeneca/Oxford, para o qual o governo federal aprovou um gasto de R$ 1,9 bilhão para a importação e produção local na Fiocruz. O governo federal não aprova a CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, por problemas políticos com o governador de SP, João Doria (PSDB) e, também, questões ideológicas com a China.

Mil dias sem Marielle

Os assassinatos da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes completaram mil dias em 8/12. Eles foram mortos em 14/03/2018, no Rio de Janeiro. O caso segue sem respostas e, até o momento, os responsáveis não foram presos. Marielle e Anderson sofreram uma emboscada e o carro em que estavam foi abordado por outro veículo e alvejado por vários disparos, que atingiram a vereadora e o motorista. Recentemente foi lançado o primeiro livro-reportagem sobre o crime. Com o título Mataram Marielle, os jornalistas de O Globo Chico Otavio e Vera Araújo analisam os bastidores da investigação mal conduzida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here