Outros Toques

137

Outros Toques

Vacinação em crianças

Enquanto lá fora, em países como Estados Unidos, Austrália e os países da Europa já deram um passo importante para a imunização de crianças a partir de cinco anos, autorizando a vacina da Pfizer, o governo negacionista de Bolsonaro continua permitindo que as vidas dos brasileiros continuem em risco. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou dia 18/12 que a decisão do governo sobre a vacinação em crianças será feita, apenas, em 5 de janeiro. A Anvisa garante a segurança do uso da Pfizer em crianças e afirma que há evidências científicas de que o imunizante pode ser eficaz na prevenção de doenças graves causadas pelo coronavírus, mas mesmo assim, Queiroga, seguindo a mesma conduta do presidente, questiona e trava o processo de liberação.

Tabela do IR

Em 24/9/2018, o presidenciável Jair Bolsonaro defendeu a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com faixa de isenção até cinco salários mínimos. Perto de entrar no último ano de seu mandato, a tabela não foi alterada e a defasagem só aumentou. Com a inflação deste ano, deve ficar por volta de 130% em 25 anos. O atual governo já contribui com aproximadamente 21%. Enquanto o IPCA de 1996 a 2020 soma quase 347%, a tabela foi reajustada em aproximadamente 110% esse período. De 2005 a 2015 (governos Lula e Dilma) a correção foi contínua, embora nem sempre acompanhando a inflação.

Rejeição nas alturas

65% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro, enquanto 30% aprovam, aponta pesquisa Ipespe divulgada dia 20/12. Este é o pior nível de rejeição já registrado pelo levantamento. Em novembro, o índice de desaprovação ficou em 63%. Do total de entrevistados, 54% avaliam o governo como ruim/péssimo; 22% consideram a gestão regular e 24% o avaliam como ótimo/bom. A pesquisa foi realizada no período de 14 a 16 de dezembro de 2021 com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. As entrevistas foram telefônicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here