Outros Toques

147

Outros Toques

Kit Covid

Incentivadas por Bolsonaro como tratamento contra a Covid-19 – apesar de não haver qualquer confirmação científica – a cloroquina e a hidroxicloroquina têm causado efeitos adversos na população brasileira, com a Anvisa registrando 306% mais casos relacionados ao medicamento durante a pandemia do que no ano anterior. O levantamento, feito inicialmente pelo jornal O Globo e atualizado pela Reuters, mostra que de 1º/3/2020 a 1º/3//2021 foram registrados no sistema 1.040 efeitos adversos em pessoas que usaram o medicamento. Um evento adverso é um problema não relacionado anteriormente nos possíveis efeitos colaterais. No caso da cloroquina, os mais comuns são cefaléia, dores abdominais, náuseas e taquicardia.

Igualdade de gênero

O Senado Federal aprovou dia 30/3 o projeto de lei que combate a diferença salarial entre homens e mulheres que exerçam atividades idênticas na mesma função na empresa. O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), tinha sido aprovado anteriormente pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A proposta altera a CLT para estabelecer multa de até 5x o valor das diferenças salariais constatadas durante o período de contratação. O valor da multa seria revertido em favor da trabalhadora alvo da discriminação. Para Paim, é importante estabelecer mecanismos que ajudem a modificar a situação de desigualdade atual.

Atendimento gratuito para sequelas da Covid

Quem teve consequências neurológicas devido à Covid-19 pode receber atendimento ambulatorial gratuito no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), vinculado à UFC. Para ter acesso ao serviço, é preciso, contudo, ter diagnóstico sorológico confirmado para a doença e encaminhamento médico pela rede pública ou privada de saúde. O ambulatório atende cerca de 100 pessoas, sempre às sextas-feiras. Médicos interessados em encaminhar pacientes para lá devem entrar em contato pelos números (85) 9 8962-4217 ou (85) 9 8972-2902 para agendar a primeira avaliação. O serviço é gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here