Outros Toques

479

Outros Toques

Covid x Obesidade

Estudo coordenado por pesquisadores da Unicamp sugere que os tecidos adiposos são suscetíveis à infecção pelo Sars CoV-2. Essa seria uma das razões da maior evolução de casos graves em obesos e idosos. “Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células”, explica Marcelo Mori, coordenador da pesquisa. Outros fatores contribuem para uma maior suscetibilidade de casos graves em idosos e obesos, como o fato de serem mais acometidos por comorbidades, por exemplo.


Sem confiança

O povo brasileiro rejeita a permanência do General Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde, porque considera a presença do militar uma solução ruim para enfrentar a pandemia do Covid-19. Pesquisa do Vox Populi revela que 82% da sociedade considera ruim a permanência do militar e não de um médico no comando do Ministério. Só 15% consideram Pazuello à altura da tarefa de lidar com a crise sanitária. Além disso, 75% apontam que a situação da doença no Brasil estaria melhor se Bolsonaro tivesse apoiado o isolamento social desde o início. A pesquisa mostra ainda que 59% das pessoas consideram Bolsonaro incapaz de governar o Brasil neste momento.

Capitalização e nova CPMF

Após as turbulências da pandemia de coronavírus passarem, o ministro Paulo Guedes vai voltar à carga com seu programa de reformas trabalhistas e tributárias. Ele insiste na capitalização, rejeitada na reforma da Previdência. O ministro também trabalhará pela criação de um imposto sobre transações digitais, nos moldes da extinta CPMF. Também quer ampliar a contratação por hora trabalhada, em vez de salário mensal. Na prática, será definido um valor mínimo por hora trabalhada, com base no salário mínimo. A ideia original era de que no regime de hora trabalhada não existissem férias, 13º e FGTS. Entretanto, técnicos da equipe econômica alertaram que esses benefícios são constitucionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here