Outros Toques

102

Outros Toques

Setor cultural

Dados preliminares de uma pesquisa sobre os impactos da pandemia nos setores culturais e criativos mostram que mais de 42% dos trabalhadores e empreendimentos dessas áreas perderam todas as suas receitas nos meses de março e abril. E, para cerca de 22%, a renda caiu pelo menos à metade. A situação é ainda mais dramática entre os meses de maio e julho, quando o percentual de entrevistados com perda total sobe para quase 45%. O levantamento está sendo feito por diversos pesquisadores, com o apoio de secretarias de Cultura e de instituições como o Sesc e a Unesco, a partir de um questionário na internet.

Eleições adiadas

O Congresso Nacional promulgou dia 2/7 a Emenda Constitucional 107, decorrente da PEC 18/2020, que adia as eleições municipais de outubro para novembro. Dos partidos da base do presidente Jair Bolsonaro, apenas o PL e o PSC orientaram contra. Na prática, o texto que recebeu sinal verde da Câmara também muda o calendário eleitoral deste ano e a propaganda de candidatos no rádio e na TV terá início somente em 9/10. Iniciada no Senado, a proposta determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25/10, serão realizados nos dias 15 e 29/11. Não haverá prorrogação dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos permanece em 1º de janeiro de 2021.

ENEM

A melhor data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é maio de 2021. O período foi escolhido por enquete realizada pelo Ministério da Educação, mas ainda precisa ser debatido com entidades do ensino médio e superior. A realização do Enem estava prevista para novembro, mas a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus resultou na suspensão de aulas, o que deixou alunos da rede pública com dificuldades de estudar. Desde o lançamento da enquete, entidades estudantis lançaram a campanha nas redes sociais para que a prova fosse feita em maio, para ajudar os estudantes da rede pública e dar mais tempo para a preparação. A data deve ser definida neste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here