Outros Toques

71

Outros Toques

INSS atendimento presencial

O INSS confirmou no Diário Oficial da União (DOU) de 22/6 que retomará gradualmente o atendimento presencial nas agências do órgão a partir do dia 13/7. A portaria com a decisão prevê que o acesso ao interior das agências será controlado e ficará restrito a usuários com agendamento prévio e servidores. Também haverá limite máximo de pessoas no mesmo ambiente, de acordo com as dimensões do espaço. Serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional, também entram no rol de atividades que poderão ser realizadas nas agências.

Recuo do MEC

O Ministério da Educação tornou sem efeito a revogação da portaria que estipula a reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação de instituições federais de ensino superior. A extinção havia sido determinada pelo então ministro da Educação, Abraham Weintraub, dia 18/6, pouco antes de deixar o Ministério. Uma portaria, publicada no Diário Oficial da União dia 23/6, diz que a decisão não tem mais validade. A ação de Weintraub havia sido contestada no STF (Supremo Tribunal Federal) por partidos da oposição, que alegavam “flagrante retrocesso na garantia de direitos fundamentais”.

Anticorpos contra o coronavírus

Um estudo chinês, realizado por pesquisadores da Universidade Médica de Chongqing, indica que os níveis de anticorpos encontrados em pacientes sintomáticos e assintomáticos que se recuperaram da Covid-19 caíram rapidamente, entre dois e três meses após a infecção. A pesquisa, que foi publicada no periódico científico Nature Medicine no dia 18/6, coloca, portanto, em dúvida a duração da imunidade contra o novo coronavírus e alerta para o risco do ex-paciente se valer dos “passaportes de imunidade”. A tendência observada no estudo reforça a importância de intervenções de saúde pública, como o distanciamento social e o isolamento de pessoas que fazem parte dos chamados grupos de alto risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here