Outros Toques

482

Outros Toques

Mais atrapalha do que ajuda

Para 51% dos brasileiros, segundo a mais recente pesquisa Datafolha, o presidente Jair Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no combate à pandemia. Além disso, a aprovação da condução da crise pelo Ministério da Saúde disparou e já é mais do que o dobro da registrada por Bolsonaro. Governadores e prefeitos também têm avaliação superior à do presidente. O levantamento ouviu 1.511 pessoas por telefone, para evitar contato pessoal, e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Pirataria moderna

“Pirataria moderna”, disse um político alemão. Da Europa ao Brasil, aliados dos Estados Unidos têm condenado o que chamam de táticas de “velho oeste” implementadas pelo governo americano, acusado de superar o valor de compra ou bloquear a entrega de cargas a regiões que já assinaram contratos para adquirir suprimentos médicos vitais. Autoridades da França e da Alemanha, por exemplo, afirmaram que os EUA estão pagando valores muito acima do preço do mercado para comprar máscaras médicas da China. Em alguns casos, eles estariam “roubando” contratos ao oferecer valores mais altos, mesmo depois de compradores acreditarem que a compra já estava acertada, ou inclusive já terem pago por ela.

Aceleração descontrolada

Passados 37 dias desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a alta incidência de casos em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas) e no Distrito Federal já indica uma transição para fase de aceleração descontrolada nesses locais. Em pouco mais de um mês, o Brasil já soma, até o dia 5/4, 11.000 casos do novo coronavírus, com cerca de 500 mortes. Em tempo, o governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou decreto que determina o isolamento social no Estado até o próximo dia 20 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here