Outubro Rosa: Live debate importância da prevenção e do combate ao câncer de mama

594

No sábado, dia 17/10, o Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Igualdade e Diversidade e do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, realizou uma live para falar sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e da atividade física. A atividade foi alusiva ao Outubro Rosa, iniciativa apoiada pela entidade que, tradicionalmente, se engaja na campanha.

Excepcionalmente, este ano, a programação do Outubro Rosa do Sindicato foi totalmente virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Através das redes sociais (youtube e facebook), as bancárias e bancários online puderam conferir a explanação da Dra. Liana Benevides Guedes, sobre as principais formas de prevenção do câncer de mama. Segundo a médica, a mamografia é considerada, universalmente, como o melhor método de rastreamento do câncer de mama e é recomendada a partir dos 40 anos. “Além do mais, uma boa alimentação, exercícios, diminuição do consumo de álcool, fazer exames regulares e atenção aos fatores genéticos, sobretudo histórico familiar, são ações importantes na prevenção a esse tipo de câncer. A prevenção vai além da mamografia”, aconselhou a Dra. Liana.

Em seguida, a fisioterapeuta Shalimá Figueiredo Chaves, falou sobre a importância da prática de exercícios físicos para prevenir doenças e manter a saúde física e mental. “O exercício físico, geralmente, é um ‘remédio’ sem contra-indicação, mas é preciso ter um acompanhamento médico prévio para saber se está tudo bem”, aconselhou. A seguir, a Dra. Shalimá deu dicas de relaxamento para fazer, inclusive, nos intervalos do trabalho.

O presidente do Sindicato, José Eduardo Marinho, destacou a importância do SUS para prevenir e combater o câncer de mama. “É preciso valorizar nosso sistema de saúde para viabilizar políticas públicas de prevenção e o acesso ao combate da doença, pois nem todo mundo tem plano de saúde e depende do SUS”.

“A pandemia nos distanciou, mas não nos limita. Estivemos, mais uma vez, juntos(as), mesmo virtualmente, para debater o câncer de mama, num evento que já é tradicional no nosso Sindicato”, destacou a secretária de Igualdade e Diversidade, Francileuda do Nascimento.

Durante o evento, houve ainda sorteio de brindes para quem estava online. E quem não pôde acompanhar o encontro ao vivo, a live está disponível nas redes sociais do Sindicato.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here