Presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, lança livro sobre 30 anos da CCT dos bancários

224

No próximo dia 29 de setembro (sexta-feira), a partir das 8h30, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), acontece o lançamento do livro “30 Anos de Convenções Coletivas de Trabalho dos Bancários: Um processo de negociação coletiva setorial sem paralelo na história do Brasil”. Na ocasião será oferecido um coffee-break aos presentes.

A obra é de autoria do presidente da Fetrafi/NE e ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra Marques, que se encontra agora à frente da Secretaria de Imprensa da entidade.

“O livro representa a história de luta da categoria bancária, como uma forma de lembrarmos como conquistamos os direitos que temos hoje, porque eles não são concessões dos bancos, mas são oriundos de muitas lutas e foram arduamente conquistados”, diz o autor Carlos Eduardo.

A obra destaca ainda toda a estrutura de negociação, as estratégias, os encontros e toda a “artesania” para a conquista de direitos e a renovação das Convenções Coletivas ao longo desses 30 anos.

O trabalho teve origem na pesquisa de conclusão do curso de Ciências Sociais (UFC) do autor, Carlos Eduardo, funcionário do Banco do Brasil, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará por quatro mandatos e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste (Fetrafi-NE). Em seu trabalho acadêmico, ele analisou a importância do movimento grevista na conquista de direitos, aprofundando sua pesquisa nessa obra e englobando os 30 anos de convenção coletiva da categoria.

Além disso, esse trabalho faz parte das comemorações dos 90 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará, uma entidade que desde 1933 permanece firma na luta em defesa dos direitos da categoria bancária e da sociedade cearense.

SERVIÇO:

Coffee-break de lançamento do livro “30 Anos de Convenções Coletivas de Trabalho dos Bancários: Um processo de negociação coletiva setorial sem paralelo na história do Brasil” – de Carlos Eduardo Bezerra Marques

Data: dia 29 de setembro (sexta-feira)

Horário: a partir das 8h30

Local: Sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro)

Fonte: SEEB/CE

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here