Presidente da Fetrafi/NE lança livro sobre os 30 anos da CCT dos bancários

134


A manhã desta sexta-feira, dia 29/9, no Sindicato dos Bancários do Ceará, foi marcada pelo lançamento do livro “30 anos de Convenções Coletivas de Trabalho dos Bancários”, do presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo.

O lançamento da obra teve a presença de diversas entidades do movimento sindical, além de diversos parlamentares e seus representantes. Antes do evento foi servido um coffee break e após o lançamento o autor assinou alguns exemplares para os presentes.

“O livro conta um pouco da história do movimento operário, do movimento sindical, com recorte para o movimento sindical bancário, das nossas lutas e conquistas ao longo da história, além de apontar os desafios da categoria bancária para o futuro”, destaca o autor Carlos Eduardo. A obra deve ser utilizada como instrumento de formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

“É muito importante conhecermos esses detalhes da nossa luta, da nossa história. Só podemos saber onde estamos se soubermos de onde viemos e essa obra colabora muito com isso”, ressalta o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga.

“A nossa entidade está completando 90 anos e o Sindicato fez parte na conquista de muitos dos direitos que hoje contemplam a sociedade. Quando fazemos um comparativo, vemos que colaboramos muito com o avanço de direitos da categoria bancária e o que nós desejamos é que esses direitos sejam ampliados para a maioria dos trabalhadores brasileiros”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho.

A obra ressalta a história de luta da categoria bancária e mostra que os direitos que hoje compõem a Convenção Coletiva foram arduamente conquistados, além de destacar toda a estrutura de negociação, as estratégias, os encontros e toda a “artesania” para a conquista de direitos e a renovação das Convenções Coletivas ao longo desses 30 anos. “A própria existência da nossa CCT foi um desses direitos conquistados, assim como a sua manutenção durante esses 30 anos”, relata Carlos Eduardo.

O trabalho teve origem na pesquisa de conclusão do curso de Ciências Sociais (UFC) do autor, Carlos Eduardo, funcionário do Banco do Brasil, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará por quatro mandatos e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste (Fetrafi-NE). Em seu trabalho acadêmico, ele analisou a importância do movimento grevista na conquista de direitos, aprofundando sua pesquisa nessa obra e englobando os 30 anos de convenção coletiva da categoria.

Além disso, esse trabalho faz parte das comemorações dos 90 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará, uma entidade que desde 1933 permanece firma na luta em defesa dos direitos da categoria bancária e da sociedade cearense.

Como adquirir o livro – O livro está disponível no site do Sindicato ou se preferir acesse o QRCode ao lado. A obra é totalmente gratuita e em breve estará disponível também em plataformas digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here