Sindicato debate em live a importância do Outubro Rosa

217

O Sindicato dos Bancários do Ceará, através da Secretaria de Igualdade e Diversidade e do Comitê de Mulheres Bancárias Ana Dantas, apoia e participa da Campanha Outubro Rosa.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, excepcionalmente, este ano faremos uma programação totalmente virtual a fim de debatermos a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, objetivando o fortalecimento da luta por mais políticas públicas que permitam às mulheres o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento que possibilite a cura da doença.

No dia 17 de outubro, a partir das 10 horas, através das redes sociais do Sindicato (You Tube: Bancários CE e Facebook @bancariosce), será realizada uma live para tratar sobre o tema.

Durante o evento, teremos a participação da médica Dra. Liana Benevides Guedes, que atua na área de medicina translacional em marcadores tumorais biomoleculares e fará sua abordagem sobre as principais formas de prevenção do Câncer de Mama; e da fisioterapeuta Dra Shalimá Figueiredo Chaves, Mestranda em Fisioterapia e Funcionalidade pela UFC, que explicará a importância da prática de exercícios físicos para prevenir doenças e manter a saúde física e mental, nos proporcionando um momento de descontração e relaxamento. Durante o evento teremos sorteios de kits contendo máscara e álcool em gel para quem estiver on line.

DIAGNÓSTICO PRECOCE É FUNDAMENTAL – Quando diagnosticado no início, 95% dos casos de câncer de mama têm possibilidade de cura. É essencial que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração na mama. A orientação atual é que a mulher faça o autoexame das mamas sempre que se sentir confortável (no banho, momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). Além disso, a recomendação para mulheres com 40 anos ou mais é a realização, anual, de exame clínico das mamas e mamografia. Para mulheres de risco elevado, que significa ter história familiar de câncer de mama em pelo menos um parente de primeiro grau antes dos 50 anos, a recomendação é realizar o exame clínico das mamas e a mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

PREVENÇÃO – Hábitos saudáveis podem reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Entre eles estão: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; não fumar; ter o peso corporal adequado; não ingerir bebidas alcoólicas; evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

“É tradição do nosso Sindicato aderir à Campanha Internacional Outubro Rosa alertando às mulheres e, particularmente às bancárias, sobre a questão da saúde a partir da prevenção. Por isso, eu quero aqui reforçar o convite: fiquem ligadas nas dicas, acompanhem, participem, divulguem para as outras mulheres e assim faremos uma grande corrente para propagar mais saúde e mais vida”, convida Francileuda Nascimento, secretária de Igualdade e Diversidade do SEEB/CE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here