30º CNFBB: Bancários do Banco do Brasil aprovam estratégias de luta

114

A plenária final do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) Olivan Faustino, realizada na sexta-feira (2/8), aprovou os encaminhamentos construídos durante todos os painéis realizados nos dois dias de evento, pelos 260 participantes.

Uma das resoluções trata de reforçar a mesa temática sobre teletrabalho e home office, para debater condições de trabalho. O objetivo é organizar a mesa, para que se amplie o debate nos sindicatos de todo o país. Os funcionários do BB devem ainda se engajar na luta contra a reforma da Previdência participando das atividades organizadas pelas centrais sindicais.

Cassi – O 30º CNFBB deliberou pela realização do Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi no dia 20/8, além de organizar abaixo-assinado contra a medida do Conselho Deliberativo que fere a cobrança de 1/24 na coparticipação, intensificar a mobilização e as reuniões nos locais de trabalho, buscar a reabertura de negociação, reforçar o trabalho com as entidades representantes, para juntos construir uma nova proposta.

Mulheres – A plenária final também aprovou a inclusão no 31º CNFBB da pauta das mulheres, LGBT, negros e pessoas com deficiência (PCD); aumentar os debates sobre mulheres e negros nos sindicatos. Em relação ao banco, aprovou uma moção de repúdio ao veto da propaganda do banco e de toda a postura racista e homofóbica do presidente do banco, reivindicar e lutar para que as mulheres militantes não sofram preconceitos nos locais de trabalho e garantir locais de amamentação em todos os postos de trabalho.

CEBB – A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB completou 30 anos no 30º CNFBB Olivan Faustino. Por isso, foi realizada uma homenagem à Comissão, com a entrega de placas e a transmissão de um documentário. Wagner Nascimento anunciou que a coordenação da Comissão de Empresa, a partir da próxima semana, será exercida João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here