Bancários revertem decisão do Itaú sobre retorno ao trabalho presencial

24

A COE Itaú e o GT de Saúde do Itaú se reuniram com a direção do banco, dia 2/12, para retomar a pauta de reivindicações. O principal avanço do encontro foi a reversão da decisão do Itaú, que havia convocado o grupo de risco para retornar ao trabalho presencial.

Ainda no âmbito da saúde, além de se comprometer a manter em home office os trabalhadores de grupos de risco, o Itaú disse que continuará fazendo campanha para incentivar a vacinação dos funcionários, inclusive pedindo a dose de reforço ao grupo de risco. O banco disse ainda que está intensificando a importância do protocolo de segurança sanitária entre os bancários por meio de campanha interna.

Outro ponto de destaque foram as demissões em agências e departamentos. Trabalhadores apontam que muitos desligamentos ocorrem pela cobrança de metas abusivas e avaliações de performance. A COE cobrou do Itaú uma posição sobre as demissões que estão ocorrendo nas agências de todo o país. O banco declarou que haverá o fechamento de agências deficitárias e que os funcionários serão realocados em outras agências. Os representantes dos trabalhadores também cobraram do banco explicações sobre denúncias de que funcionários estão sendo desligados por não terem as certificações CPA 10 e CPA 20. O banco respondeu que isso não é uma política institucional.

Os trabalhadores também reivindicaram a retomada da discussão do parcelamento da devolução antecipação salarial feita pelo banco aos funcionários que se afastam para tratamento de saúde, conforme previsto na cláusula 65 da CCT. Uma nova reunião será marcada para que o banco apresente um acordo com abrangência nacional. O banco deve agendar também uma reunião para tratar sobre o acordo de banco de horas negativas que se vence em agosto de 2022.

A COE também solicitou uma reunião para tratar sobre segurança nas agências e a promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here