Conferência Regional debate prioridades dos bancários do Nordeste

154

Nos dias 30 e 31/7, os bancários do Nordeste se reuniram virtualmente para debater os desafios e as prioridades da categoria para 2021 durante a X Conferência Regional da Fetrafi/NE, com o tema “Vida é Luta”.

A abertura aconteceu dia 30/7, com a participação da presidente da Contraf- CUT, Juvândia Moreira, do governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e do coordenador geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, fazendo análise de conjuntura. “Estamos vivendo um momento de mudanças profundas na nossa categoria e temos urgência de retomar esse país de volta, em defesa dos bancos públicos, contra as privatizações, contra os ataques aos direitos dos trabalhadores. É preciso valorizar os sindicatos e as negociações coletivas para proteger os direitos da classe trabalhadora”, afirmou a presidente da Contraf.

O governador do Piauí explanou sobre a importância do Consórcio Nordeste enquanto estímulo da região, elevando a auto estima do nosso povo e discutindo eixos que coloquem a região como referência no país. O ex-ministro do governo Lula e atual coordenador do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, encerrou a mesa com uma extensa e importante análise de conjuntura. “A matança do nosso povo é um projeto de governo. Olhando para esse cenário é que temos que nos organizar”.

No segundo dia, o professor da UFPB, José Henrique Artigas, realizou a análise de conjuntura, enquanto a economista do Dieese, Rosângela Vieira explanou sobre o balanço dos bancos, enfatizando os novos modelos de trabalho (home office e agências digitais), a lucratividade, mesmo na pandemia, o fechamento de agências e de postos de trabalho. Em seguida, o conselheiro da Previ, Wagner Nascimento debateu sobre a importância de se defender os fundos de pensão. Ao final, os congressistas aprovaram as propostas e elegeram os delegados à Conferência Nacional.

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, ressaltou a importância do Congresso, da presença dos presidentes dos sindicatos filiados e dos delegados e delegadas. “Somente com nossa unidade, com conhecimento e com garra, poderemos enfrentar os desmontes do governo e lutar por um Brasil que respeite as empresas públicas e os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país”, ressaltou o presidente.

VEJA OS ENCAMINHAMENTOS APROVADOS NA CONFERÊNCIA REGIONAL

  1. Vacina para todos já;
  2. Contra as demissões e por mais e melhores empregos no sistema financeiro;
  3. Defesa da Indústria Nacional e de um plano de retomada do desenvolvimento;
  4. Contra a fome e miséria;
  5. Em defesa das estatais e do serviço público;
  6. Racistas, Machistas e Fascistas não passarão!
  7. Defesa da Amazônia, Reforma Agrária e Segurança Alimentar;
  8. Regulamentação do Sistema Financeiro;
  9. Fim do Assédio Moral e contra as metas abusivas;
  10. Em defesa dos Fundos de Pensão;
  11. Fora Bolsonaro!
  12. Lula 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here