Funcionários do Santander e direção do banco debatem pautas de saúde

313

Em reunião realizada dia 5/4 com a Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE), o Santander apresentou respostas para uma série de reivindicações na área da saúde apresentadas previamente pela representação dos trabalhadores ao banco. Confira:

Emissão de CAT – Os sindicatos têm recebido diversas denúncias de atrasos ou até mesmo de não emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no Santander. O banco informou que o próprio trabalhador pode solicitar a emissão da CAT através do Portal RH externo ou via App. É necessário encaminhar atestado médico, de preferência com indicação de médico assistente para a emissão da CAT, e também preencher o formulário disponível no portal. Mesmo sem indicação de médico assistente, a partir da solicitação no sistema, o médico do trabalho analisará se cabe ou não a emissão da CAT. A COE Santander solicitou que o banco envie o modelo do formulário para que a representação dos funcionários possa verificar possíveis melhorias. Também pediu que o Santander faça um guia informativo de como solicitar a emissão da CAT. O banco se comprometeu a analisar as solicitações.

Atestado Médico – Mesmo tendo o dia atestado, são registradas faltas para muitos bancários do Santander devido ao cadastro incorreto do atestado médico ou por conta de gestores que também não o fazem no prazo limite. Qualquer funcionário pode cadastrar o atestado, no App ou no RH Externo, em até 48h. Em caso de internação, ou de qualquer imprevisto, o atestado também por ser encaminhado por e-mail ao gestor. O banco informou que envia e-mails a cada cinco dias para lembrar trabalhadores que estão com faltas e não apresentaram atestados. A COE orienta que, no caso de dificuldade sistêmica, ou caso esteja sem acesso ao Portal ou com login bloqueado, o funcionário deve entrar em contato por e-mail com o gestor ou com o RH. A declaração de horas também deve ser cadastrada no App ou Portal RH Externo.

Exame de retorno – O Santander realizou a convocação para exame de retorno de diversos trabalhadores, mesmo com perícia agendada no INSS. O banco, por sua vez, informou que este procedimento foi realizado em 2020 por conta dos atrasos do INSS, decorrentes da pandemia, mas que a situação já foi regularizada. Entretanto, é dever do funcionário manter o banco informado e com atestados em dia, assim como das datas de agendamento no INSS. Em casos nos quais toda a documentação foi enviada, está em dia, e ainda assim houve a convocação para exame de retorno, o bancário deve entrar em contato com o RH e, a depender da avaliação, pode ser dispensado do exame de retorno.

Vacina para H1N1 – Em resposta à reivindicação da representação dos trabalhadores, o banco confirmou que iniciará o calendário de vacinação contra a gripe (H1N1) na segunda quinzena de abril.

“É muito importante que os bancários façam uso dos meios de comunicação do banco. Caso não funcionem entrem em contato com o Sindicato”
Eugênio Silva, secretário de Saúde do Sindicato e funcionário do Santander

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here