Outros Toques

134

Outros Toques

Estoque vencido

O Ministério da Saúde deixou vencer um estoque de vacinas, medicamentos, e outros itens que são avaliados em R$ 240 milhões. Todos os insumos vencidos devem ser incinerados. Dentre os medicamentos estão 820 mil canetas de insulina; 12 milhões de vacinas da gripe, BCG, hepatite B, varicela e outras doenças; produtos destinados para pacientes com hepatite C, câncer, Parkinson, Alzheimer, transplantados, entre outras situações. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde admitiu ao Ministério Público Federal que existia o risco de perder milhões de testes para identificação da Covid-19. Cerca de 2 milhões de exames RT-PCR venceram. O material é avaliado em mais de R$ 77 milhões.

PEC 13 contra a educação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/21 autoriza estados e municípios a descumprir os investimentos mínimos em educação nos anos de 2020 e 2021. Especialistas apontam que a medida vai abrir um grave precedente para que prefeitos e governadores deixem de cumprir os pisos de investimento na educação, sem correr risco de punições. A proposta é de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO), aliado do governo Bolsonaro, e utiliza de diversos argumentos distorcidos para justificar uma redução de gastos na educação. Atualmente, o governo federal deve investir, no mínimo, 18% da receita de impostos em educação. Já estados e municípios devem investir, pelo menos, 25%. Se aprovada em dois turnos, segue para a Câmara. Se rejeitada em algumas das Casas, é arquivada.

Afastamentos por Covid

O afastamento de trabalhadores por mais de 15 dias em consequência da Covid-19 ou sequelas da doença aumentou 75% este ano (64.861 nos seis primeiros meses do ano) em relação ao ano passado, quando foram registrados 37.045 afastamentos de abril a dezembro, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. De acordo com os dados, publicados pelo jornal Folha de S. Paulo, aumentou também a procura por reabilitação de trabalhadores com sequelas meses depois de terem se infectado com o novo coronavírus. As queixas mais frequentes são cansaço e fadiga muscular. Um em cada três apresenta dificuldade de respirar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here